Exposição inédita na ponte pedonal sobre o Douro – Régua/Lamego
O projecto Entre Margens — O Douro em Imagens, promovido pelo Museu do Douro, conclui a sua intervenção cultural que uniu oito municípios durienses em torno da mesma ideia: tornar o Douro tema e objecto da fotografia artística contemporânea.
A última de 34 exposições atravessa o Douro, ocupando os mais de 300 metros da ponte pedonal em Peso da Régua. Trata-se de uma mostra retrospectiva que revisita todos os fotógrafos que, ao longo destes três anos, apresentaram a sua interpretação fotográfica do território e das gentes durienses.
Entre 2011 e 2013, de Junho a Outubro, o Entre Margens contabilizou 34 exposições, 600 fotografias, 85 espectáculos, 10 acções de formação e cinco conferências internacionais.
O Douro é um Território com uma Imagem forte e consistente, formada ao longo dos anos pelos olhares de inúmeros fotógrafos que imprimiram a sua leitura sobre o rio, socalcos e vinhas.
A Ponte pedonal sobre o Douro, encheu-se de fotografias. Um local simbólico onde existe um sentimento de união de todos os concelhos durienses.
A inauguração foi assinalada com o concerto “Sons do Douro”, um projecto musical idealizado e construído pelo Entre Margens. Na Ponte Pedonal, ecoaram as sonoridades das pipas de vinho agora transformadas em instrumentos de percussão.
Nesta performance, coordenada por Hugo Menezes, participaram cerca de uma centena de músicos da região. O espectáculo em Peso da Régua envolveu músicos, grupos de bombos e, pela primeira vez, uma voz feminina.
A exposição da Régua poderá ser visitada até 13 de Outubro.
Fonte: Televisão do Douro