Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

D. António Couto presidiu à Festa de Nossa Senhora dos Remédios

D. António Couto presidiu à Festa de Nossa Senhora dos Remédios

D. António Couto, bispo de Lamego, presidiu este domingo à eucaristia e à procissão da festa de Nossa Senhora dos Remédios, um Santuário onde se vive “outra cultura, outro amor, outra alegria”.

Na homilia da missa da Solenidade de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Lamego, D. António Couto desafiou à procura de “alegria verdadeira”, que “não é daqui” e “não se compra nem se vende em pacotes servidos em shows”.

“Típico do show é servir uma alegria líquida e passageira, que tem a duração de um gelado a liquefazer-se nas mãos de uma criança. Esta alegria ténue e líquida tem a duração de um grito histérico”, afirmou D. António Couto.

Na Senhora dos Remédios, o bispo da Diocese desafiou a procurar no Santuário a alegria que se encontra nos braços da de uma “Mãe”.

“Não há no mundo braços tão fortes como os de uma Mãe. Da nossa Mãe. Por isso vimos aqui de dia e de noite. Respira-se aqui outra cultura, outro amor, outra alegria. Por isso vimos aqui, de noite e de dia, entregar a Maria as nossas dores e as nossas flores”, afirmou D. António Couto.

“Aqui encontramos a cura do amor verdadeiro e sem ruga. Daqui saímos sempre renovados, porque aqui sentimo-nos amados e embalados nos teus braços maternais, Mãe. Aqui, aqui, aqui começa o mundo, Mãe”, disse o bispo de Lamego na homilia da missa.

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios terminam hoje, na cidade de Lamego, tendo iniciado no dia 22 de agosto com diferentes iniciativas culturais, religiosas e de entretenimento.

O Santuário preparou uma novena de 30 de agosto a 7 de setembro, com tempos dedicados ao sacramento da reconciliação e “com dois momentos altos em cada um dos dias”: às 06h00 a recitação do terço, adoração e celebração da Eucaristia e às 18h00, um tempo de oração mariana, orientado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras.

Este domingo, 8 de setembro, foi o dia da Solenidade de Nossa Senhora dos Remédios, quando foi celebrada a missa da festa presidida por D. António Couto, durante a manhã, e, de tarde, realizada a “Majestosa Procissão do Triunfo” onde os vários andores são transportados por carros puxados por juntas de bois.

As tradições e os vários momentos da Festa de Nossa Senhora dos Remédios serão apresentadas no programa 70×7 do dia 22 de setembro, na RTP2 pouco depois das 11h00.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :