Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

10º Festival Internacional – Douro Jazz

10º Festival Internacional Douro Jazz

O Douro Jazz, co-organizado pelos teatros de Vila Real, Bragança e Lamego, vai apresentar 14 concertos de palco, a que acrescem mais de 15 de actuações nas ruas e nas escolas do norte do país.

Seamus Blake, um dos mais influentes músicos de jazz americanos da última década, é o cabeça de cartaz da 10.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz. O saxofonista da Mingus Big Band será o convidado do quarteto de Filipe Melo e Bruno Santos, formação que, em associação com o Douro Jazz, foi criada há alguns anos com o intuito de acompanhar lendas do jazz que se deslocam a Portugal.
O grego Spyros Manesis junta um baterista lituano e um contrabaixista português num trio cuja química lhe concede um som distinto, caracterizado pelo lirismo e pela ampla gama de dinâmicas e texturas. Apresenta o seu ao álbum de estreia,“Undelivered.
Em Hurricane, o saxofonista português Rodrigo Amado junta-se a dois dos músicos nacionais cuja ascensão terá sido das mais prodigiosas e fulgurantes nos últimos anos:Gabriel Ferrandini, jovem baterista com referências hiperbólicas, e DJ Ride, naquele que será, sem dúvida, um concerto original e exploratório.
O sexteto L.A. New Mainstream reúne o compositor e trombonista de origem alemã Lars Arens a cinco das maiores referências da nova geração de músicos de jazz portugueses.
O quarteto de Isabel Ventura traz um trompetista convidado para apresentar o primeiro disco a solo da cantora. Encontro em dois momentos, com arranjos de Marco Figueiredo, assenta no cruzamento de standards de jazz e canções emblemáticas portuguesas (de Sérgio Godinho e Fausto, por exemplo).
Na vertente internacional, o festival inclui ainda o britânico Mike Dowes, guitarrista que ajudou a conceder ao fingerstyle o estatuto e a importância que tem hoje. Os 4 Por Jazzsão uma formação de Vila Real que interpreta músicas do cancioneiro americano com espaço para a improvisação.
Douro Jass Marching Band fará circular o dixieland em arruadas e na versão Douro Jazz Sobre Rodas, e, como nos últimos anos, levará o festival às escolas.

Paralelamente aos concertos, o quarteto de Filipe Melo ministrará ainda umamasterclasse para os músicos da região.

Mais detalhes sobre o local de cada concerto e respectivo horário na página oficial do festival.

Fonte: www.vousair.com/

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :