Sénior ConVida alivia solidão dos idosos de Lamego
O projeto Sénior Convida desenvolveu, pelo quinto ano consecutivo, um grande esforço para continuar a proporcionar à população sénior do concelho de Lamego inúmeras atividades desportivas e lúdicas, de modo a garantir a sua integração social e a melhoria da qualidade de vida.
O encerramento do V Sénior ConVida tornou-se num animado convívio em Macedo de Cavaleiros para 85 participantes, enquanto que os restantes elementos dinamizaram uma sessão de hidroginástica nas Piscinas Cobertas de Lamego. A iniciativa mobilizou novamente homens e mulheres com mais de 60 anos para um divertido dia onde o desejo de um “até para o ano” prevaleceu em cada pensamento.
Pelo caminho até Macedo de Cavaleiros, os idosos apreciaram, durante a manhã, a beleza do santuário de Santo Ambrósio. Com a paisagem a convidar a desfrutar do bom tempo, os mais velhos aventuraram-se pelas águas da praia fluvial do Azibo, aproveitando para combater o calor com um delicioso mergulho e apreciar num passeio de gaivota a flora protegida da albufeira. Por Lamego, permaneceram três dezenas de séniores que optaram por descarregar energias numa aula de hidroginástica.
Num momento em que o país atravessa uma grave crise económica e social que torna ainda mais problemático o dia a dia de alguns setores carenciados da sociedade, a Câmara Municipal de Lamego desenvolve um programa regular especialmente vocacionado para os idosos do concelho que visa ocupar de uma forma saudável os tempos livres e elevar os seus níveis de autoestima.
Alguns idosos do Sénior ConVida já superaram os 80 anos de idade, uma participação apenas possível devido à colaboração e apoio de diversos técnicos e pessoas com conhecimentos geriátricos específicos. No âmbito desta iniciativa, o idoso deixa de ser visto como o “aposentado” e é valorizada, sobretudo, a enorme experiência de vida acumulada.
Fonte: www.cm-lamego.pt