Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego no topo do investimento autárquico em Portugal

O Município de Lamego ocupa a 34ª posição no ranking dos municípios portugueses que apresentaram o maior volume de investimento realizado em 2012. No total, foram aplicados mais de 17 milhões de euros na aquisição de bens de capital (investimentos), superando até outros concelhos de maior dimensão como é o caso de Coimbra. Esta informação consta do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, agora publicado, que apresenta a análise económica e financeira das contas dos municípios relativamente aos exercícios económicos de 2011 e 2012.

No ano passado, o investimento realizado pelas câmaras municipais ascendeu a 2,6 mil milhões de euros, dos quais foram pagos 1,5 mil milhões de euros (58,7%). Estes valores não incluem os investimentos realizados pelo setor empresarial local, mas apenas os que foram levados a efeito pelos serviços das câmaras municipais.

No documento de mais de 300 páginas, o Município de Lamego também se destaca ao subir à 8ª posição do ranking dos municípios portugueses que apresentam o menor peso de despesas com pessoal, tendo em conta o conjunto das despesas totais efetuadas em 2012. No ano anterior, Lamego já ocupava um lugar de destaque (11º) no conjunto dos 308 concelhos, analisando a execução orçamental destas instituições.

Em 2012, apenas 16% das despesas da Câmara Municipal de Lamego foram reservadas para encargos com o seu pessoal, no total dos pagamentos efetuados. Na opinião de Francisco Lopes, Presidente da autarquia, “este resultado demonstra o enorme esforço de racionalização de custos e melhoria da eficiência dos serviços municipais, sendo hoje capazes de prestar melhores serviços assegurados por menos funcionários”.

Analisando com maior detalhe as despesa com pessoal, constata-se que as mesmas baixaram em 2012 no nosso país, num montante equivalente a 271,4 milhões de euros (-11,6%). A despesa com pessoal é a mais representativa da despesa autárquica ao nível dos pagamentos, enquanto que ao nível da despesa realizada é a terceira maior despesa.

Lamego no topo do investimento autárquico em Portugal

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :