Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Os olhares do “Entre Margens” chegam a Lamego

Lamego é o próximo destino da 3ª edição do Entre Margens – O Douro em Imagens. A 14 de Junho, pelas 21h30, será inaugurada a exposição que inclui trabalhos dos fotógrafos convidados Chloe Dewe Mathews e Gil Sibin, bem como as imagens captadas pelos emergentes João Freitas e Sérgio Rolando. O espectáculo de inauguração ficará a cargo da Always Drinking Marching Band.

Os caretos de Lazarim foram o mote para o trabalho da britânica Chloe Dewe Mathews (colaboradora do New York Times, Le Monde, The Telegraph e The Sunday Times). A colecção “Invocando os Caretos” dá a conhecer uma outra face das gentes do Douro e prova que “num país fortemente católico, este ritual pagão demonstra a permanente necessidade humana para a rebelião e catarse”. “Via Sacris”, de Gil Sibin (fotógrafo brasileiro acolhido em colecções públicas e privadas do Brasil e do Japão), compila uma série de imagens que retratam o imaginário da Semana Santa. Os emergentes Sérgio Rolando, com “Paisagem Multiplicada”, e João Freitas, com “Tanoaria: ferramentas que suportam uma arte…”, também marcam presença nesta exposição que ficará patente até 14 de Julho.

A partir das 21h30, a Always Drinking Marching Band vai animar a cidade de Lamego com um reportório explosivo, permanecendo fiel à sua marca artística: a qualidade musical, dança improvisada e humor malandro. A banda, nascida no Verão de 1997 em Barcelona, é detentora de vários prémios em festivais internacionais (Haizetara – Prémio Geral do Público 2006; Happy Jazz Lisboa 2006; The Merce Banda Prize 2007; International Dixie Festival 2007 e 2008; Sibfest 2009, Rumania; Brass Durham International Festival 2010).

A programação do Entre Margens inclui ainda um workshop de Fotografia Pinhole, a 13 de Junho, no Museu de Lamego. Nesta incursão aos bastidores do mundo da fotografia, os participantes vão poder construir visores fotográficos que lhes permitirão compreender a dinâmica do processo de formação e registo da imagem fotográfica.

O Entre Margens teve o seu primeiro momento a 10 de Maio em Vila Real, com Chloe Dewe Mathews, Gil Sibin e os emergentes Hermano Noronha e
Luís Montanha. O segundo momento foi em Mirandela, a 17 de Maio, com António Pedrosa e Nelson D’Aires. Também os emergentes Attilio Fiumarella, Hugo Moura e Miguel Sobral Cardoso marcam presença nesta exposição que está patente até 16 de Junho.

Nesta 3ª edição há uma forte aposta em convocar fotógrafos internacionais capazes de reforçar a identidade contemporânea do Douro enquanto forte território turístico com capacidade de atracção de artistas e temas artísticos contemporâneos, contribuindo para reforçar a identidade visual do Douro para além do postal ilustrado. Depois de Vila Real (10 Maio a 10 Junho), Mirandela (17 Maio a 16 Junho) e agora Lamego (14 Junho a 14 Julho), mais cinco cidades irão receber as restantes exposições do Entre Margens até Outubro.

O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projeto apoiado no âmbito do QREN ON.2 – Grandes Eventos Culturais.

Fonte: www.noticiasdevilareal.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :