Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Inovação e criatividade na III Montra da Cereja da Penajóia em Lamego

A III Montra da Cereja da Penajóia acontece já nos próximos dias 1 e 2 de Junho em Lamego. A edição deste ano está a ser preparada ao pormenor e apresenta várias novidades.

A organização conjunta da Câmara Municipal, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Associação de Hotelaria e Turismo do Douro – HTDouro, Associação Beira Douro e Associação dos Amigos da Cereja da Penajóia, pretende nesta Montra aumentar a oferta de cereja com o incremento do número de produtores do concelho reforçando a notoriedade do evento e dinamizando a economia local e regional. Pretende ainda atrair mais turistas e visitantes à cidade e à Região garantindo-lhes qualidade, inovação e animação constante. É precisamente nestas áreas que a III Montra da Cereja da Penajóia apresenta novidades.

As obras de requalificação do Eixo Barroco da cidade obrigaram à mudança do local do evento para o Largo do Museu, permitindo a organização do espaço de forma mais concentrada e intimista.

Mas a grande inovação da Montra deste ano reside no envolvimento do tecido económico da cidade, designadamente dos estabelecimentos de restauração e bebidas. Os Restaurantes, Pastelarias, Bares, Cafetarias, Esplanadas e Cafés da cidade foram convidados a participar na elaboração de uma inovação gastronómica com cerejas. A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro idealizou três novos produtos para três ambientes distintos: um bolo de pastelaria, uma bebida e uma sobremesa para os estabelecimentos servirem e venderem durante a III Montra da Cereja da Penajóia.

Assim, para as Cafetarias, Esplanadas e Cafés da cidade foi proposta a criação de uma bebida sem álcool tipo Granizado de Cereja, uma bebida com álcool tipo Caipirinha e uma Bolacha de Cereja. Para as Pastelarias foi idealizado pela Escola um bolo tipo Mil Folhas de Cereja e para os Restaurantes uma sobremesa de colher, tipo Mousse de Cereja.

Para que estes novos produtos tenham o máximo impacto, a Escola de Hotelaria decidiu para além de conceber as receitas, formar e treinar os respectivos profissionais da cidade para os produzirem, venderem e servirem durante o fim-de-semana nos estabelecimentos aderentes.

Desta forma, em vez de ser a Escola a fazer as iguarias, os seus chefs darão formação específica a cozinheiros, pasteleiros e barmen com a devida antecedência para treinar e dotar as empresas de produtos diferenciadores e inovadores, potenciando os seus negócios e exposição. A Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro mobilizou desde logo os empresários do sector que poderão, após o término da Montra da Cereja, manter a produção e comercialização dos produtos.
Os interessados que ainda não fizeram a inscrição podem fazê-lo junto da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (254688433 | geral@htdouro.com). A Acção de Formação é gratuita e está agendada para dia 27 às 16h00 nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro.

Montra da Cereja da Penajóia quer aproveitar potencial económico deste fruto

Fonte: www.local.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :