Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Crianças substituem funcionários do Museu de Lamego por um dia

 Os funcionários do Museu de Lamego vão, no sábado, ser substituídos por crianças que desempenharão as funções de guias, vigilantes e rececionistas, entre outras.

A iniciativa “Guias de palmo e meio”, com a qual o Museu de Lamego assinala o Dia da Criança, envolve mais de 50 alunos de três escolas.

Desta forma, o museu pretende “sensibilizar a comunidade para a importância da preservação e valorização do património desde a mais tenra idade” e, ao mesmo tempo, “despertar as crianças para o importante e indispensável compromisso que é cuidar de um espaço de arte, cultura e memória”.

“Vamos inverter os papéis e são as crianças que vão tomar conta do museu”, disse à agência Lusa Alexandra Braga, técnica superior no Museu de Lamego.

Segundo Alexandra Braga, “por mais que se façam atividades com crianças, como visitas orientadas e oficinas, o museu é sempre uma entidade abstrata”, que “não sabem muito bem para que serve” e o que se lá faz.

“Só experimentando é que se consegue assimilar uma série de conceitos e lições”, considerou, frisando também a importância de as crianças trabalharem em grupo e de adquirirem hábitos de cidadania.

A técnica superior lembrou que muitas vezes os professores se queixam de que “os meninos não sabem respeitar os outros”.

“Se fizermos o inverso se calhar eles começam a perceber que devem respeitar o trabalho dos outros. Por exemplo, que é importante respeitarem o trabalho do guia do museu, que estejam com atenção e interessados ao que ele diz”, acrescentou.

Durante a tarde, os mais pequenos terão também a seu cargo a apresentação do livro “A história de Frei João da Esperança”, numa sessão que promete muitas surpresas.

“Temos estado em ensaios diários para que tudo corra bem, nomeadamente a conjugação da leitura com a dramatização”, explicou Alexandra Braga.

Uma das turmas envolvidas ficou responsável pela divulgação, tendo estado no museu a ver as suas peças e depois feito os desenhos que resultaram no cartaz da iniciativa.

Segundo Alexandra Braga, outras escolas já consideraram a iniciativa muito interessante e pretendem visitar o museu no sábado, para ver como os colegas se saem nas suas funções.

Fonte: www.rtp.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :