Concurso de poesia espelha criatividade dos jovens de Lamego
amego é terra de jovens poetas. A Biblioteca Municipal desafiou os mais novos a utilizarem a sua criatividade e imaginação para participarem num concurso de poesia que pretendeu assinalar o Dia Mundial do Livro. O júri, constituído por Marina Valle, Manuela Vaquero, Fernando Marado, César Carvalho, Víctor Rebelo e algumas professoras bibliotecárias do concelho, avaliou um total de setenta textos submetidos a concurso, com o objetivo de premiar a sua originalidade e os respetivos elementos de linguística, ortografia e sentido estético. Após uma seleção criteriosa, foram distinguidos os poemas “As Estações do Ano” (1º ciclo – Centro Escolar de Lamego nº 2), “Os livros” (1º ciclo – Centro Escolar de Lamego), “Nada” (2º ciclo – Escola Básica e Secundária da Sé) e “A Liberdade” (3º ciclo – Escola Secundária Latino Coelho). A temática dos trabalhos apresentados, em verso, foi livre.
Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos jovens vencedores, Marina Valle, vereadora da Educação, Acão Social e Cultural da Câmara Municipal de Lamego, sublinhou que o concurso “Agora o poeta és tu” “despertou o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, além de promover o trabalho de parceria entre as bibliotecas do concelho através da rede de bibliotecas recentemente criada”.
De carácter lúdico e divertido, “Agora o Poeta és tu” teve como patrono o poeta Macário Ribeiro de Almeida, oportunidade para divulgar junto do público juvenil a sua obra, através da realização de várias palestras sob a responsabilidade de Aurora Simões Matos e de uma exposição bibliográfica que percorreu as bibliotecas escolares.
Numa iniciativa aberta à participação dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico de Lamego, com a colaboração das bibliotecas escolares locais, “Agora o poeta és tu” teve o propósito de estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens.
Fonte: www.cm-lamego.pt