Montra de Oportunidades de Lamego mostra que “o futuro tem saída”
De 10 a 12 de abril, o Pavilhão Álvaro Magalhães vai ser ponto de paragem obrigatório para milhares de jovens alunos e profissionais no ativo, numa altura em que mais do que nunca é fundamental tomar as decisões certas em matéria de empregabilidade. A Montra de Oportunidades, organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pelo Centro de Informação Europe Direct, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e a Casa do Pessoal do Hospital de Lamego, aposta nesta quarta edição, além da oferta pedagógica direcionada para os jovens do ensino secundário, num reforço da divulgação das oportunidades de formação e requalificação para os recém-licenciados e profissionais no ativo. O certame tenta mostrar a luz ao fundo do túnel, num momento em que os níveis de desemprego continuam a bater sucessivos recordes no nosso país.
O maior certame de oferta educativa e empregabilidade realizado na região dedica este ano uma atenção muito especial à temática da Saúde e Bem Estar, abordando soluções inovadoras para os problemas sociais. Dentro deste tema, Lamego vai acolher as I Jornadas de Saúde do Douro, dedicadas à Cidadania numa Sociedade em Crise, um encontro composto por três painéis focalizados na crise social nas suas diversas dimensões e intervenientes. Os idosos constituem um grupo vulnerável a problemas como a pobreza, exclusão social, abusos e abandono. Este evento conta com a presença de oradores académicos e profissionais de referência, assim como a participação de entidades que desenvolvem projetos na área da intervenção na comunidade.
Com três grandes temas transversais – Educação/ Formação, Saúde/ Bem Estar e ExpoSocial -, a Montra de Oportunidades de Lamego apresenta, num único espaço e gratuitamente, diversas conferências, debates, workshops, concursos, entre muitas outras atividades, divulgando os serviços, as respostas e os produtos ao alcance da população e realça a importância do bem estar e qualidade de vida das pessoas. O apoio e a cooperação de diversas instituições na definição da sua programação, contribui decisivamente para que esta iniciativa se torne cada vez mais inovadora, criativa e uma importante marca na região.
Numa altura em que a Europa comemora o Ano Europeu dos Cidadãos, refletindo acerca dos impactos da crise multidimensional no exercício da cidadania plena e igualitária, a ExpoSocial também assume uma pertinência crucial com o intuito de fomentar atividades intergeracionais, cruzando as potencialidades destas faixas etárias, dos produtos e serviços disponíveis nas organizações sociais no combate à defesa dos direitos humanos.
No interior do Pavilhão Álvaro Magalhães, dezenas de instituições prometem, através de um diálogo franco e aberto, interagir e vivenciar com o público presente com o objetivo de ajudar a encontrar o seu talento ou áreas de interesse para uma aposta de futuro.
Fonte: www.cm-lamego.pt