Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Voluntários ajudam Contos d’ Ouro a acender paixão pela leitura

Contar histórias. Uma tradição que aos poucos caiu em desuso, mas que a Biblioteca Municipal de Lamego quer reanimar, pelo terceiro ano consecutivo, através da apresentação de um programa permanente e regular exclusivamente dedicado à temática das histórias infantis – o Contos d’Ouro. Ao longo do ano letivo em curso, este projeto vai incentivar o gosto pela leitura junto das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego. Os livros vão assim continuar a povoar o imaginário dos mais pequenos.

Este ano, os primeiros contadores de histórias já aceitaram o desafio de estimular o imaginário e desenvolver a criatividade dos mais novos através da leitura de um conto. Marina Valle, vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da autarquia de Lamego, Ricardo Pereira e Marina Sousa foram os pioneiros desta iniciativa pedagógica que recorre a uma abordagem mais interessante para divulgar a importância da palavra como um instrumento mágico que produz bem-estar, satisfação e conhecimento.

Aqui, cruza-se o novo projeto Voluntários da Leitura do qual fazem parte lamecenses que generosamente cedem algum do seu tempo para promover o prazer de ler, sobretudo junto de crianças e jovens. Os contadores podem ser, para além da equipa da Biblioteca Municipal, pais, avós ou membros da comunidade local que ambicionam desenvolver o seu imaginário.

Tal como em anteriores edições, a recetividade dos mais novos em relação ao Contos d’Ouro tem excedido as melhores expetativas da instituição. Professores e alunos contatam com o mundo das histórias previamente selecionadas e executam em seguida trabalhos criativos de algum modo relacionados entre si.

A iniciativa Contos d’Ouro decorre nas manhãs de todas as terças e quintas-feiras, durante o período escolar, nas instalações da Biblioteca de Lamego, situadas na rua de Almacave. Haverá interrupções nos meses de abril, julho, agosto e setembro. As escolas devem efetuar a sua inscrição prévia através do email biblioteca@cm-lamego.pt ou pelo telefone 254 614 013.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :