Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Sénior ConVida combate solidão em Lamego

A integração plena de mais de 300 idosos no projeto Sénior ConVida, desenvolvido pela Câmara Municipal de Lamego, está a aliviar a solidão a que muitos são votados ao fim de uma longa vida de trabalho e a colmatar a deficiência nas respostas sociais específicas para esta camada da população. Na sua quinta edição, este programa continua a mobilizar, ao longo do ano, mulheres e homens com mais de 60 anos para a prática de um leque alargado de atividades: hidroginástica, caminhadas, convívios, dança e jogos de memória. Para ir ao encontro das necessidades mais prementes de um cada vez maior número de idosos no concelho, também são convidados a participar em consultas de nutrição, workshops e ações de formação com diversas instituições locais – PSP, GNR, Bombeiros Voluntários, entre outras.

Alguns idosos do Sénior ConVida já superaram os 80 anos de idade, uma participação apenas possível devido à colaboração e apoio de diversos técnicos e pessoas com conhecimentos geriátricos específicos. No âmbito desta iniciativa, o idoso deixa de ser visto como o “aposentado” e é valorizada, sobretudo, a enorme experiência de vida acumulada. A motivação e o contentamento manifestados no rosto de cada idoso, autêntica memória viva do passado, confirmam que esta iniciativa, dinamizada pela empresa municipal Lamego ConVida, é um excelente tónico para uma vida mais salutar.

Durante os últimos meses, o Sénior ConVida tem registado uma adesão crescente desta população à prática de atividades físicas. Em articulação estreita com as juntas de freguesia do concelho e as instituições particulares de solidariedade social, a autarquia de Lamego tem alargado, durante as últimas edições, o âmbito deste apoio. Recentemente, foi proporcionado, por exemplo, um maior leque de atividades, nomeadamente a realização de percursos pedestres e convívios mensais, com o envolvimento na rede de parceiros do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego. Sob o mote A Saúde na sua Freguesia, também já entrou em vigor um protocolo firmado com o Centro de Saúde de Lamego, através do qual serão realizadas diversas sessões de esclarecimento, nas juntas de freguesia aderentes, sobre saúde e bem-estar.

Num momento em que o país atravessa uma grave crise económica e social que torna ainda mais problemático o dia a dia de algumas franjas carenciadas da sociedade, a Câmara Municipal de Lamego desenvolve um programa regular especialmente vocacionado para os idosos do concelho que visa ocupar de uma forma saudável os tempos livres e elevar os seus níveis de autoestima.

Sénior ConVida combate solidão em Lamego

Sénior ConVida combate solidão em Lamego

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :