Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Secretário de Estado do Ensino Básico inaugura novo Centro Escolar de Lamego Nº2

Primeiro chegaram os alunos, logo no início do ano letivo, e encontraram uma escola renovada com salas de aula dotadas de equipamentos modernos, espaços próprios para o ensino da música e da informática e para o ensino especial, uma nova cozinha e refeitório. Depois, veio a aprendizagem das primeiras letras, o contacto com a matemática e o fabuloso mundo das pequenas histórias. Nascido da ampliação e requalificação da anterior escola nº2, situada na rua do Desterro, o novo Centro Escolar de Lamego Nº2 já está a cumprir o fim para o qual foi concebido: ser uma escola modelo, adaptada às necessidades atuais do sistema educativo.

A “nova nº2” constitui a última etapa do processo de reorganização da rede escolar que a Câmara Municipal de Lamego concretizou com o objetivo de dotar de melhor qualidade o ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. A este estabelecimento de ensino, juntou-se a entrada em funcionamento de três novas infraestruturas, construídas de raiz: o Centro Escolar de Lamego, erguido junto à Escola EB 2/3, o Centro Escolar de Lamego-Sul (freguesia de Penude) e o Centro Escolar de Lamego-Sudeste (freguesia de Ferreirim).

A ambição de servir as famílias do concelho de estabelecimentos de ensino ao nível do melhor que existe no país foi elogiada mais uma vez por Francisco Lopes e João Grancho, secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e ilustre lamecense, durante a cerimónia pública de inauguração do Centro Escolar Nº2, ocorrida na manhã de 5 de janeiro. “A construção de quatro novos centros escolares foi uma prioridade absoluta desta autarquia. Deste modo, será mais eficaz o combate ao abandono e à exclusão escolar, bem como a oferta de refeições e de outros apoios sociais aos alunos”, explica o presidente da autarquia.

As novas condições de aprendizagem deixam satisfeitos os professores, pais e encarregados de educação dos 177 alunos do 1º ciclo e das 50 crianças do pré-escolar que ali passam a ter aulas e que durante o período em que decorreram as obras frequentaram, provisoriamente, a antiga escola nº1. Para além de terem sido renovadas as antigas salas de aula e as instalações sanitárias, esta intervenção acrescentou quatro novas salas, uma delas destinada ao pré-escolar e as restantes ao 1º ciclo. O projeto contemplou ainda a requalificação da envolvente exterior que integrou a criação de um parque infantil com uma horta pedagógica e a construção de um parque de estacionamento de apoio.

A autarquia adjudicou, por concurso público, a realização desta empreitada à firma Floponor – Florestas e Obras Públicas do Norte, S.A., pelo valor de 1.622.289,58€, mais IVA.

Secretário de Estado do Ensino Básico inaugura novo Centro Escolar de Lamego Nº2

Secretário de Estado do Ensino Básico inaugura novo Centro Escolar de Lamego Nº2

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :