Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Obra Kolping de Portugal comemora 25 anos em Lamego

A Obra Kolping de Portugal celebra, este ano, as suas Bodas de Prata. Este importante acontecimento vai ser celebrado à volta de três eixos fundamentais: fazer memória; testemunhar a gratidão e perspetivar o futuro.

Para isso estão apontados os dias 10 e 11 de Novembro. As diversas cerimónias previstas (Vigília de Oração, Eucaristia e sessões culturais), vão decorrer na Sé Catedral, Museu Diocesano e na Sede da Obra Kolping de Portugal – Lamego. Assim teremos: uma vigília de oração na Sé de Lamego, no dia 10 às 20h, seguida de uma sessão cultural no átrio do Museu diocesano; no dia seguinte Pontifical na Catedral, presidido pelo nosso bispo, às 11h30 e sessão solene na sede nacional da Obra Kolping às 15h.

A comemoração dos 25 anos da Obra Kolping em Portugal ao serviço do desenvolvimento integral do homem, servirá também para homenagear aqueles que deram rosto, voz e gesto ao ideal Kolping desde a primeira hora, mas também para os que foram passando e para os que continuam a obra, nas suas diversas valências: assistência a crianças em risco; famílias carenciadas; idosos e aos muitos jovens que no Centro de Formação foram adquirindo competências profissionais em áreas muito diversificadas.

Obra Kolping de Portugal

A Obra Kolping é uma Associação Internacional de cristãos comprometidos na ação, com estrutura familiar e humana, fundada na Alemanha no século XIX, por Adolfo Kolping, dá especial atenção ao mundo juvenil, combatendo a ociosidade. A Obra Kolping de Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo objetivo a ação no campo religioso, cultural e social.

Trazida para o nosso país através do Pe. Cabral da Guarda e Pe. Aníbal Folgado de Bragança e Pe. Coutinho de Viana do Castelo, instalou-se em Lamego, pelas mãos de Mons. Ilídio Fernandes que, em boa hora a “entregou” à Irmã Margita Tömer. Esta, com o seu grande dinamismo, empenhamento e facilidade da língua, muito contribuiu para a projeção que hoje tem.

Com sede própria, a Kolping de Portugal, ao longo dos últimos 25 anos desenvolveu um percurso notável no sentido de acolher pessoas e dar resposta a uma multiplicidade de problemas da região, principalmente ao flagelo do desemprego.

A ajuda financeira que chegou da Alemanha proporcionou a criação de vários cursos de formação no âmbito da música, artesanato, costura/ bordados, culinária, alfabetização, puericultura, geriatria, cabeleireiros, aprofundamento da fé, encontros juvenis e desportivos, cursos de catequética, criaram-se estufas de flores, queijarias, serralharias mecânicas, apoiaram-se escolas e famílias….

Mais tarde chegaram os cursos de Formação Profissional e Emprego. Atualmente decorre na Instituição Formação Modular certificada, medida 2.3 do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), em áreas tão importantes para a nossa região tais como; Serviço de Apoio a Crianças e Jovens; Secretariado e Trabalho Administrativo; Trabalho Social e Orientação; Produção Agrícola e Animal; Ciências Informáticas e Turismo e Lazer. O dinamismo e prestígio da Instituição, enquanto entidade formadora, levaram-na a arriscar, também, candidaturas à Região do Centro (Castro Daire, Viseu e Leiria) que viu assim a sua aprovação nas seguintes áreas: Trabalho Social e Orientação; Gestão e Administração; Enquadramento na Organização / Empresa; Secretariado e Trabalho Administrativo; Ciências Informáticas e Comércio. Ainda no campo da formação foram também aprovados, na modalidade de Sistemas de Aprendizagem, cinco cursos; Técnico de Produção Agrícola; Técnico de Turismo Ambiental e Rural; Técnico de Recursos Florestais e Ambientais; Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e Esteticismo/Cosmetologia, estes cursos têm como público-alvo jovens dos 15 aos 24 anos que não tenham concluído o 12.º ano de escolaridade. A Instituição aguarda, ainda, os resultados das candidaturas dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e POPH – Projetos de Intervenção no combate à violência de Género.

Fonte: www.noticiasdevilareal.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :